CSL LagesNa data de 08 de julho de 2019, 5 (cinco) adolescentes da Casa de Semiliberdade de Lages concluíram o Curso de Corte de Cabelo e Barba, em parceria da Unidade com a Secretaria de Turismo do município. Adquirido o conhecimento e informação no curso, os adolescentes foram encaminhados à Escola Estadual Básica Godolfin Nunes de Souza, onde puderam vivenciar na prática o que aprenderam em sala. Este curso representa uma oportunidade de qualificar o adolescente para o mercado de trabalho, colaborando na obtenção de renda e melhoria na sua qualidade de vida.

CSL Lages 1 copy

Lages 1

No dia 10 de julho, no CASE de Lages, teve início o projeto Lixo Orgânico Zero que visa reduzir drasticamente a produção e destinação do lixo orgânico da Unidade para os aterros sanitários, promovendo a reciclagem dos resíduos orgânicos em adubo, através da compostagem. Esta é uma alternativa apropriada que contribui na solução de diversos problemas ambientais, reduzindo o lançamento de poluentes e, consequentemente, o impacto negativo no meio ambiente. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Agroveterinário de Lages/UDESC e a expectativa é, além de contribuir com a natureza e utilizar o adubo produzido no cultivo de vegetais para uso na Unidade, mostrar aos socioeducandos alternativas de sustentabilidade do ecossistema.

Lages complemento

JR 1No dia 04 de julho aconteceu na UNOCHAPECÓ o evento “Justiça Restaurativa e Socioeducação: Outros Olhares”, voltado a profissionais do Sistema Socioeducativo, Poder Judiciário, Ministério Público e Rede de Atendimento regional. Sua construção se deu em parceria entre Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE), Poder Judiciário (Coordenação Estadual da Infância e da Juventude – CEIJ/TJSC), Ministério Público (Centro Operacional da Infância e da Juventude – CIJ/MPSC) e Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Os palestrantes convidados foram Afonso Armando Konzen, Procurador de Justiça aposentado e a psicóloga Rafaela Duso, ambos integrantes da Associação de Magistrados do RS (AJURIS) e colaboradores nas capacitações e implantação de Justiça Restaurativa em vários Estados brasileiros, incluindo a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS).

Konzen, responsável pelo projeto "Justiça para o Século XXI", debateu a parte teórica, trazendo conceitos de Justiça Restaurativa tais como a de que se trata de um processo através do qual todas as partes envolvidas em uma conduta que causou ofensa encontram-se para decidir coletivamente como lidar com as circunstâncias decorrentes desse ato e suas implicações para o futuro. A ideia seria passar de um paradigma Retributivo para um Restaurativo, que investe na reparação dos danos e na construção e reparação de relacionamentos.

Já Rafaela Duso apresentou as diversas possibilidades que se abrem com a Justiça Restaurativa no sistema socioeducativo em termos práticos, demonstrando as inúmeras experiências realizadas naquele sistema, tanto com adolescentes quanto com profissionais e gestores.

JR 2O evento foi idealizado após projeto piloto de capacitação em Justiça Restaurativa concretizado em Chapecó para profissionais do sistema socioeducativo regional, em parceria entre DEASE, ACADEJUC e MPSC. Tais profissionais estão a caminho de formar-se como facilitadores. Além disto, o evento marca a aprovação no âmbito do DEASE do Núcleo de Justiça Restaurativa, que será responsável pelo planejamento e organização destas práticas no sistema socioeducativo.

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 – 2º Andar – Estreito