ESCOLARIZAÇÃO NAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS

O Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas - PROEDUSE é uma parceria entre SEJU e SEED celebrada através de termo de cooperação técnica para oferta de escolarização em todas as unidades de internação e internação provisória, sendo garantido o atendimento de ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA a todos adolescentes. O Programa foi instituído em 2005 visando adequar numa proposta estadual as iniciativas implementadas desde os anos 90.
Através da parceria celebrada, a SEED seleciona professores do seu quadro próprio a partir de editais específicos para suprimento /oferta das disciplinas curriculares e da Fase I do ensino fundamental. Para cada unidade socioeducativa também são selecionados um agente profissional e pedagogo coordenador para acompanhar o programa.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA

O Projeto de Qualificação Profissional Básica é uma iniciativa voltada para a oferta regular de cursos de qualificação profissional para os adolescentes em cumprimento das medidas de internação e semilberdade, através da contratação de entidade específica após processo licitatório, com aporte financeiro do FIA.
O Projeto tem execução de 12 meses tendo iniciado em julho de 2013 a partir da contratação da Associação Horizontes, havendo a oferta de turmas distribuídas em 4 ciclos de três meses, cada um, em todas as unidades de internação e semiliberdade. Os cursos têm a duração de 60h/aula e foram pré-selecionados pelas unidades dentro das áreas ocupacionais da administração, alimentação, construção e reparos, serviços, turismo e hotelaria, informática. Além dos conteúdos específicos de cada área, também são desenvolvidos conteúdos de habilidades sociais.

PRONATEC

O PRONATEC SINASE é uma modalidade do programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltada para o sistema socioeducativo com oferta de turmas exclusiva de cursos profissionalizantes nas unidades socioeducativas de internação.
A partir de adesão ao PRONATEC SINASE no fim do ano de 2012 e após pactuações realizadas a cada semestre o SENAI/PR tem sido o parceiro ofertante estratégico disponibilizando os cursos na modalidade de formação inicial e continuada com curso de carga horária mínima de 160h, nas área automotiva, serviços e industrial.

 

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Victor Meirelles, 53. Centro (próximo à Praça XV)
Florianópolis - SC  - CEP 88010-440 - Fone: (48) 2107 2900
Horário de Atendimento: 12h às 19h
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com