Em razão da qualificação e aperfeiçoamento de seus servidores a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa – SAP, através de sua academia, Academia de Administração Prisional e Socioeducativa – ACAPS realizou em 2022 ampla grade de formação aos seus membros.

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.05.13

A ACAPS tanto franqueou a participação dos seus servidores efetivos, quanto aos demais que colaboram com a operacionalização de todo o sistema socioeducativo catarinense, sejam eles, funcionários das Unidades das Organizações da Sociedade Civil – OSCs, contratados e agentes temporários.

Neste sentido foram disponibilizados os seguintes cursos:

OPSS - Operacionalização no Sistema Socioeducativo;

APH - Atendimento Pré-hospitalar;

DEP - Defesa Pessoal;

PCI - Prevenção e Combate a Incêndio;

ESC – Escolta; e

GEC - Gerenciamento de Crises.

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.05.12 3

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.05.13 2

WhatsApp Image 2023 03 06 at 14.05.13 1

As formações inicial e continuada atenderam o quantitativo de 700 servidores em todas as cinco mesorregiões do Estado, conforme tabela abaixo:

image copy

Além das formações anteriores, a ACAPS disponibilizou o Programa SAPCiência, uma iniciativa inovadora que ofertou 650 vagas para cursos de pós-graduação e formação continuada para servidores da Administração Prisional e Socioeducativa.

A ACAPs manteve parceria com 03 instituições de ensino:

• UDESC: Especialização em Gestão Publica Aplicada e; Mestrado Profissional em Administração;
  • UNISUL: Especializações em Gestão de Unidades Prisionais e Socioeducativas, Atividade de Polícia Penal, Socioeducação: Ênfase em Políticas Públicas, Atividade de Inteligência Policial, Docência e Novas Metodologias de Ensino; Mestrados em Administração, Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Ciências da Linguagem, Educação e Doutorados em Administração, Ciências da Linguagem, Ciências da Saúde; e
  • ENA: Formação continuada em Termo de Referência e Licitações e Contratos.

A ação forneceu cursos em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado para os servidores que atuam no âmbito da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. Os cursos do SAPCiência foram custeados pela SAP e o investimento foi de R$ 4,4 milhões.