A campanha "Janeiro Branco" é um movimento dedicado a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.  Seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental.

 

OFICINA “JANEIRO BRANCO” NA SEMILIBERDADE DE BLUMENAU

Os socioeducandos da Semiliberdade de Blumenau participaram de oficina sobre a campanha “Janeiro Branco”. Na atividade os jovens assistiram vídeos de conscientização e participaram de uma atividade escrita, que teve o objetivo de ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental, focando no equilíbrio e na paz interior.

Janeiro Branco CSL Blu 2023

 

PALESTRA SOBRE A SAÚDE MENTAL NO CASEP DE SÃO JOSÉ DO CEDRO

No Casep de São José do Cedro os socioeducandos participaram de uma palestra sobre a campanha “Janeiro Branco”, sendo orientados sobre a importância do diálogo e conhecimento da dimensão e gravidade quando nos descuidamos da saúde mental.

Falar contribui para dar visibilidade ao contexto do cuidado em saúde mental, pois potencializa o acolhimento por parte dos gestores, dos profissionais de saúde, redes de apoio, familiares e da comunidade em que estamos inseridos.

Durante a palestra, ressaltou-se que não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas como a prática de atividades físicas, manter uma alimentação saudável, se hidratar, manter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar e estar em companhia de pessoas otimistas.

O propósito é alertar aos jovens sobre a prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns como depressão, ansiedade e pânico, ressaltando a importância das pessoas que apresentam e percebem os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde.

Janeiro Branco SJC 2023

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com