O CASE Regional de Criciúma trabalhou, em 2022, com espécies de abelhas pertencentes à tribo Meliponini, mais conhecidas com abelhas sem ferrão. Fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam a nossa mesa, as abelhas podem ser encontradas em todo o território nacional, havendo o registro de cerca de 250 espécies. Dentre suas contribuições estão a produção de mel por algumas espécies e, ainda, a polinização, contribuindo para a biodiversidade e produção de frutos e sementes.

Para o aprendizado sobre a espécie, o Instituto Federal Catarinense Pró-reitoria de Extensão ofereceu aos socioeducandos o curso “Um voo pelo conhecimento (IFC-CASE)”, com carga horária de 40 horas, realizado no período de abril de 2022 a novembro de 2022.

O estudo foi dividido em temas: Divisão de colônias de abelhas sem ferrão, Preparo de alimentação artificial para abelhas, Pragas e doenças em abelhas, Conhecendo plantas de interesse meliponícola e apícola, Conhecendo as espécies de abelhas do bioma Mata Atlântica, Tipos de caixas para abelhas sem ferrão, Propagação de plantas de interesse meliponícola e apícola; e Produtos das colônias (mel, pólen, própolis, cera).

Meliponias

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com