Foto maio Casep Curitibanos

Nos dias 09 e 10 de maio, foram intensificados os treinamentos voltados ao trabalho em equipe e segurança no Casep de Curitibanos. Sob a coordenação da gestora Débora Mendes, juntamente com a técnica instrutora Edna Goetten Vieira e o supervisor Marcos Roberto do Prado, o trabalho focou, primeiramente, no autoconhecimento de cada colaborador que compõem o grupo. Esta prática permite que cada um conheça seus potenciais, pontos de maior atenção e, sobretudo, o seu papel dentro da equipe.

Através de dinâmicas em grupo, foi possível reconhecer os diversos tipos de temperamentos, que cada ser é diferente um do outro. Os temperamentos são marcas em nossa personalidade que influenciam a maneira como lidamos com o mundo à nossa volta, ou seja, como nos comportamos diante das situações diversas, sejam boas ou ruins.  Entender qual é o seu temperamento, como ele pode ajudar a alcançar os objetivos e melhorar o relacionamento interpessoal com colegas e familiares é essencial para uma vida madura.

Uma boa comunicação interna e alinhamento da equipe são determinantes para o funcionamento dos processos dentro da Unidade. Além disso, é uma forma de garantir a transparência e de manter os funcionários conectados, fazendo com que eles permaneçam constantemente engajados e motivados com suas tarefas. Na comunicação interna, estabelecer uma padronização também é muito importante. Através dela, as falhas na comunicação são menores e os processos internos são facilitados.

Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe e com demais membros da Unidade. É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias as suas e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor.

Uma equipe que não se comunica, não consegue desenvolver um trabalho de qualidade. A comunicação quando está truncada, gera retrabalho, entregas sem qualidades e fora das expectativas. Não compartilhar informações pertinentes geram grandes prejuízos para toda a equipe.

É preciso entender que para trabalhar em equipe, é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros e estar aberto a receber críticas, quando for necessário. No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um que influencia no crescimento, mas sim o time todo, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.

"A felicidade no trabalho consiste no resultado de se aprender a trabalhar em equipe” (Roberto Shinyashiki).

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com