Imagem outubro rosa

Desde os anos 90, o mês de outubro é conhecido mundialmente como o período reservado especialmente para a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como grande objetivo compartilhar informações sobre essa doença que é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. O laço rosa é um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês representando o apoio à causa. Além de conscientizar a população a respeito da doença e da necessidade de um diagnóstico precoce, a campanha busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo assim, os índices de mortalidade da doença.

Buscando-se trabalhar o tema, no início deste mês de outubro, sete adolescentes do Casep de São José do Cedro participaram, juntamente com a equipe da Unidade, da produção de um mural sobre a campanha Outubro Rosa.

Também foi realizada pela enfermeira da Unidade uma palestra sobre a saúde da mulher e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo abordado, inclusive, que o câncer de mama não ocorre exclusivamente em mulheres, podendo acometer os homens, o que despertou bastante a atenção dos socioeducandos. Segundo dados oficiais, a chance de cura dos casos é de 95% quando descoberto de forma precoce.         

A palestra chama a atenção para a necessidade de adoção de um estilo de vida que inclua a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, colo do útero e de ovário, como de muitas outras doenças.

Foto Outubro Rosa SJC

No Casep de Rio do Sul a campanha contou com a parceira da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio do Sul. Foram doadas pela entidade camisetas que serão usadas pelos colaboradores do Casep.

Como forma de agradecimento à Rede Feminina, os adolescentes e a equipe da Unidade prepararam uma lembrança que foi entregue às voluntárias, sempre parceiras da comunidade.

Foto Outubro Rosa Rio do Sul

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com