Dando continuidade às atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, o Casep de Curitibanos, de 10/09 a 17/09, realizou a Oficina “Setembro Amarelo”, com o objetivo de conscientizar os reeducandos sobre a prevenção do suicídio.

As atividades foram realizadas por cada profissional que compõe a Equipe Técnica e por dois convidados, o psicólogo Greison Rocha, com a palestra remota “Prevenindo a Depressão e suas consequências” e da jornalista Kalyane Alves, apresentando o seu projeto on-line nas plataformas digitais “Eu me importo”, que desenvolveu após passar pelo tratamento da depressão e ser diagnosticada com Transtorno de Humor Bipolar.

Para encerrar as atividades de conscientização a equipe realizou uma oficina culinária sobre os alimentos que combatem a depressão, através da apostila confeccionada pela Assistente Social Tatiane Penha e pelo Instrutor Sebastian Tadeu. É uma forma de oportunizar aos adolescentes a ressignificação do cotidiano, trazendo  a eles diferentes saberes, costumes e introduzir novos hábitos que são fundamentais para o sucesso das mudanças alimentares e o combate da depressão.

Setembro amarelo Curitibanos fotos

Em Rio do Sul o Casep realizou diversas atividades, como a produção de um panfleto contendo as principais causas de suicídio, uma roda de conversa para debater o assunto, a produção de um quadro de emoções para os profissionais expressarem seus sentimentos e a confecção de um arco de balão para gerar conscientização. 

A equipe da Unidade também produziu um laço amarelo com girassol e entregou para os colaboradores utilizem fixado na roupa.  Outra ação de ativação foi fazer um saquinho com sementes de girassol que foi entregue para os colaboradores e para pessoas fora da Unidade.

Setembro amarelo Rio do Sul

Na Casa de Semiliberdade de Caçador atividades de conscientização sobre o Setembro Amarelo e a importância da prevenção ao suicídio foram desenvolvidas com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa naquela Unidade.

Uma palestra informativa em que foi abordada uma dinâmica “quebra gelo” com procedimentos de ajuda para pessoas com sintomas suicidas, além de um vídeo da Campanha Setembro Amarelo e a confecção de um girassol em EVA, como símbolo de ajuda, marcaram as ações na Unidade.

Foto Setembro Amarelo

 

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com