1 copy copy

Os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de São José do Cedro, assistiram a uma palestra com o tema "O que são hepatites virais". As informações foram passadas pela enfermeira da Unidade Carla Denise Sturm.

As hepatites virais são doenças silenciosas transmitidas pelo uso compartilhado de materiais cortantes como agulhas, aparelhos de barbear e alicates de unha, ainda por relações sexuais desprotegidas, transmissão vertical (mãe-filho), compartilhamento de materiais de higiene pessoal entre outros. 

As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Indivíduos portadores de hepatite B e C correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. 

"A hepatite é uma doença latente, muitas vezes o paciente não apresenta sintomas e ele precisa ser diagnosticado para receber o tratamento. Em casos como a hepatite B, os tratamentos disponíveis não curam a infecção pelo vírus da hepatite B, mas podem retardar a progressão da cirrose, reduzir a incidência de câncer de fígado e melhorar a sobrevida em longo prazo. Além disso, novos tratamentos revolucionaram o tratamento da hepatite C, curando mais de 90% da população." Informou a enfermeira da unidade. 

Ulisses (nome fictício do interno) disse que aprendeu muito. "A palestra foi de grande importância para esclarecer sobre os tipos de hepatites e suas formas de contaminação. Muitas pessoas ainda não conhecem as formas de contágio e assim não sabem como se prevenir contra a doença”.

A explanação faz parte da campanha “Julho Amarelo” que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com