A segunda edição do Encontro Catarinense de Educação em Espaços de Privação de Liberdade será realizada de forma virtual nos dias 16 e 17 de junho de 2021. Um dos assuntos que serão discutidos no evento são os desafios da educação no sistema prisional em tempos de pandemia.

Os idealizadores do evento são a Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo é debater a educação em tempos de pandemia, problematizando as práticas docentes e discentes nos espaços de privação de liberdade.

O evento terá sua transmissão ao vivo no canal do IFSC no Youtube e no perfil do Facebook do Câmpus Criciúma do IFSC, nas tardes de 16 e 17 de junho, a partir das 13h30.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada diretamente na plataforma Even3 a partir do dia 20 de maio até o dia do evento. O encontro é aberto para professores, agentes de segurança, acadêmicos e comunidade em geral.

Confira abaixo a programação do evento:

Quarta-feira - 16/06

13h30: Apresentação cultural com a Banda da Penitenciária Industrial de Joinville e Abertura do Evento.

14h15: Palestra “Educação de jovens e adultos privados de liberdade: uma análise das políticas de educação”, com Dr. Elionaldo Fernandes Julião.

15h00: Mesa redonda: “Educação para privados de liberdade em tempos de pandemia”.

Debatedores:

Ma. Beatris Clair Andrade; Ma. Vanusa Maria de Melo; Ma. Maria Sônia Vieira Lira; Esp. Giselle da Silva Cyrillo.

Mediador: Me. Cícero Santiago.

17h20: Apresentação cultural

Quinta-feira - 17/06

13h30: Apresentação de teatro com a peça "Estendemos nossas memórias ao Sol".

A partir de uma oficina de teatro desenvolvida no Presídio Feminino de Florianópolis, com mulheres em situação de privação de liberdade, nasceu a peça "Estendemos nossas memórias ao sol".

Num dia de chuva, uma criança se depara com o desaparecimento dos avós. Somos convidadas a traçar junto a ela um caminho de busca de (re) encontros. A fábula é entremeada com memórias das atrizes. Uma memória feita de água pode ser transformada numa carta, em um convite para lançar ao sol, para estender no pátio, no solo público que é (ou deveria ser) mundo.

14h10: Mesa-redonda - Experiências de práticas pedagógicas em espaços de privação de liberdade no contexto da pandemia da Covid-19.

Debatedores:

R.S.; Elaina Meira Hinckel; Nelca Figueiredo; Lilian Regina Zanelatto; Flávia Silva Pedro; Mariane Raquel de Souza.

Mediador: Max Dagostim de Mello.

16h30: Apresentação cultural de Flauta doce - Ressignificando Vidas com Música (Centro Socioeducativo Regional de Chapecó). Instrutor: Adelir Lino.

Lançamento dos livros “Apesar de tudo” (Viviane Lima) e “Tudo por hoje” (M. A.).

Banner do evento