Imagem do WhatsApp de 2024 02 28 às 12.42.36 23760107

 

O sistema socioeducativo desempenha uma função vital na estrutura social, agindo como um elemento fundamental para a reintegração e reabilitação de jovens em conflito com a lei. Sua abordagem predominantemente pedagógica é evidente ao proporcionar educação, formação profissional e apoio psicossocial aos jovens, não apenas visando corrigir comportamentos desviantes, mas também prevenir a reincidência criminal.

Constantemente, o Departamento de Administração Socioeducativa da SAP (DEASE) realiza uma série de atividades em unidades em todo o Estado. No CASEP de Joinville, por exemplo, ocorreram oficinas de confecção de tapetes e artesanato em madeira. Os adolescentes se envolveram na criação de tapetes, aplicando suas habilidades para produzir peças únicas e personalizadas, que serão posteriormente entregues às famílias durante visitas programadas, promovendo não apenas aprendizado, mas também momentos de compartilhamento e afeto. Na oficina de artesanato em madeira, os jovens expressaram suas habilidades artísticas, dando vida a paisagens através de desenhos e aplicação de tintas específicas.

Na Casa de Semiliberdade de Caçador, o artesanato também foi destacado para estimular a criatividade e habilidades manuais dos jovens, visando não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento do potencial empreendedor. A oficina buscou promover a importância do artesanato como fonte de renda, demonstrando aos adolescentes como suas habilidades podem se traduzir em oportunidades no mercado.

Além disso, ocorreu em Caçador uma capacitação dos socioeducandos através de uma oficina culinária, onde aprenderam a fazer biscoitos de amendoim. Esta atividade não apenas proporcionou conhecimentos técnicos, mas também estimulou o trabalho em equipe, a criatividade e o senso de responsabilidade.

O CASEP de Joaçaba organizou uma oficina de pescaria e filetagem, com o objetivo de estimular a interação, coletividade e concentração. Antes da prática, os participantes receberam informações sobre modalidades de pesca e a importância de escolher o material adequado.

Os socioeducandos do CASE de Curitibanos participaram da colheita de uvas no parreiral da unidade, uma experiência enriquecedora que desenvolveu habilidades sociais e emocionais, promovendo a colaboração, coordenação e comunicação eficaz.

Estas atividades não só aprimoram o trabalho em equipe, mas também desenvolvem habilidades sociais cruciais, contribuindo diretamente para a reintegração social. Joel França, diretor do Departamento de Administração Socioeducativa da SAP (DEASE/SAP), destaca que investir na ressocialização dos jovens é contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos têm oportunidade de se recuperar e contribuir positivamente para o progresso coletivo.

“Essas iniciativas promovem valores como responsabilidade, empatia e respeito mútuo, essenciais para uma convivência harmoniosa e comunidades mais seguras e resilientes”, ressalta.

Sem título

 

No último dia 30 de outubro, adolescentes em conflito com a lei do Centro de Internação Feminina e do Centro de Atendimento Socioeducativo de Chapecó tiveram a oportunidade de participar de um evento especial organizado pela Associação Recomeço. O encontro, realizado nas dependências da UNOCHAPECÓ, foi uma celebração do Mês das Crianças.

Sob a orientação do agente de segurança socioeducativo e instrutor de música, Adelir Lino, os jovens demonstraram seu talento musical ao apresentarem um concerto emocionante, no qual utilizaram flauta e violão.

O evento contou também com a participação especial do Grupo de Operações com Cães (GOC) do DEASE, que trouxe a cadela Star e o cão Max. Esses animais são conhecidos pelos participantes devido ao trabalho de cinoterapia que realizam, proporcionando interações positivas com crianças e adultos. A presença de Star e Max acrescentou um toque especial ao evento, promovendo o bem-estar e a alegria entre os presentes.

O encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para esses jovens em conflito com a lei se envolverem em atividades construtivas e inspiradoras, contribuindo para a sua jornada de reabilitação e reintegração na sociedade.

 

Sem título2

 

Sem título3

 

 

 

   Imagem do WhatsApp de 2023 10 02 às 18.44.52 8bee0a4b

 

A cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por cães, desempenha um papel de grande importância no tratamento de diversas pessoas, trazendo inúmeros benefícios físicos, emocionais e sociais. Recentemente, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) estabeleceu uma parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) para envolver o Grupo de Operações com Cães da Regional Oeste do Departamento de Administração Socioeducativa (GOC/DEASE) em atividades terapêuticas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. Essas atividades são supervisionadas pelos cursos de Fisioterapia e Psicologia da universidade.

 Essa colaboração, realizada em conjunto com o GOC, a Associação Recomeço e a Unochapecó, beneficia aproximadamente 13 crianças e 13 adultos que enfrentam diferentes tipos de deficiências, como paralisia cerebral, mielomeningocele, síndrome de Down, traumatismo raquimedular, AVC e Parkinson.

 A professora responsável pela disciplina de Fisioterapia Neurofuncional II, Michele Minozzo dos Anjos, destaca que a parceria com o GOC torna a fisioterapia mais gratificante e motivadora, incentivando a realização dos exercícios. Ela expressa sua profunda gratidão ao GOC, aos agentes Marcelo e Ezequiel e à cachorra Star por sua dedicação.

 Marcelo Anzolin, coordenador do GOC/DEASE, relata que na primeira participação do grupo no projeto, os pacientes tiveram a oportunidade de interagir com a cadela Star e participar de atividades lúdicas com o animal. “Essa parceria beneficia tanto os pacientes quanto o GOC, pois, além de suas responsabilidades usuais, como a detecção de materiais proibidos em unidades socioeducativas e prisionais, busca e recaptura de foragidos e intervenções, o grupo também se engaja em projetos sociais valiosos como esse”, disse.

 

Imagem do WhatsApp de 2023 10 02 às 18.44.52 092c5f0c

Imagem do WhatsApp de 2023 10 02 às 18.44.52 c87f5395

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5875 e (48) 3664-5876 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com