LagesNo último dia 18 do corrente mês, as facilitadoras Kátia Borges e Márcia Kaiser, servidoras do CASE de Lages, membros do Núcleo de Justiça Restaurativa de Lages e do Núcleo de Justiça Restaurativa do DEASE, realizaram um Círculo de Construção de Paz para celebrar o término do curso do PIT – Programa de Iniciação ao Trabalho - que foi oferecido a treze adolescentes através da parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola -.

A dinâmica dos círculos de construção de paz faz parte de um projeto de Justiça Restaurativa que está sendo desenvolvido no CASE de Lages.

Do círculo participaram, além das facilitadoras, treze adolescentes, os agentes de segurança socioeducativo Luiz Carlos e Ícaro, a pedagoga, Ariana e o professor do PIT, Marcelo.

A importância da proposta verificada pela Justiça Restaurativa está diretamente relacionada ao reconhecimento dos traumas e à restauração das relações rompidas. Mesmo em meio ao cenário negativo o sentimento de esperança dá sentido para lutar por um mundo melhor e desenvolver habilidades e agregar valores melhores para um futuro próximo.

O círculo é um processo importante que permitem às pessoas falarem e serem ouvidas através de histórias contadas com a premissa do respeito e sigilo. Dessa forma todos se sentem respeitado sem desrespeitar a ninguém.

Segundo Márcia Kaiser, as pessoas querem amar e ser amadas. 

DEASE - Departamento de Administração Socioeducativa

Rua Fúlvio Aducci, 1214 - 2º Andar – Estreito - Florianópolis/ SC - CEP 88.075-000
Telefone: (48) 3664-5775 e (48) 3664-5776 - Horário de Atendimento: 12h às 19h

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com